Homeopatia em animais e na agricultura

Maior resistência a doenças e aumento na produção de sementes são algumas das vantagens da homeopatia para a produção agrícola.

Não há quem desconheça a Homeopatia, mas poucos sabem que o tratamento homeopático também pode ser aplicado em animais e plantas. Assim como no tratamento convencional em humanos, a homeopatia na lavoura trata não somente de uma doença das plantas, mas ela como um todo. Entre os principais benefícios estão uma maior resistência a doenças, aumento do número de sementes e plantas mais vigorosas, além do incremento da imunidade do vegetal. No reino animal, a homeopatia não só privilegia cães e gatos que vivem no estresse urbano. Mamíferos, pássaros, répteis e peixes são beneficiados por esta prática, que procura o ponto de equilíbrio em tudo o que lhe cerca.

Segundo o agrônomo Nelton Menezes, agricultores e consumidores ganham com o uso da homeopatia na agricultura. Do ponto de vista do trabalhador rural, a redução de perdas nas lavouras, a diminuição de custos de produção e a maior produtividade levam a um retorno maior sobre a atividade rural. Pesquisas mostram que os usos de tratamentos homeopáticos em plantas medicinais apontaram incremento de 70% nos princípios ativos. Além disso, estudos mostram que as plantas expostas à homeopatia se tornaram mais resistentes a geadas.

Mais do que ajudar o aumento da produtividade das lavouras, a homeopatia também pode ser usada para combater pragas que se abatem sobre os campos, em substituição ao uso de agrotóxicos em larga escala. De acordo com pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o uso de defensivos agrícolas é responsável por 30% do custo de produção de algumas lavouras, além de, em alguns casos, prejudicar o meio ambiente e a saúde do homem. Uma das vantagens do uso de medicamentos homeopáticos é que o seu preparo para plantas utiliza quantidades reduzidas de matéria-prima. São necessárias em média dez gotas de medicamento para diluir em um litro de água. Isso resulta em menor utilização de recursos naturais e baixíssimos custos, tornando o método acessível a pequenos produtores.

HOMEOPATIA NA PECUÁRIA

A diminuição do uso de antibióticos e hormônios no tratamento de animais, trocando o medicamento químico (tradicional) por homeopáticos, torna os animais mais saudáveis e resistentes a parasitas.

Na pecuária de corte e de leite, algumas doenças têm acarretado transtornos e prejuízos produtivos e econômicos aos produtores. Os tratamentos convencionais, além de caros, nem sempre funcionam como desejado, em função do uso indiscriminado. Além disso, são produtos químicos que deixam resíduos e podem agredir a saúde dos animais e do meio em que vivem. Dentro desse contexto, a homeopatia surge como uma alternativa de baixo custo e ecologicamente correta.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes como este.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s