Homeopatia Vegetal

Mais uma alternativa para a produção orgânica

Um dos grandes desafios da produção de vegetais orgânicos é o controle de pragas e de doenças sem o uso de produtos de origem química ou seja, produtos sintéticos. Este desafio está estabelecido, pois para este sistema de produção o uso destes produtos é extremamente proibido.

Para diminuir, encurtar, essas dificuldades e colaborar com o produtor de orgânicos, pesquisadores utilizam a Homeopatia Vegetal, que além de garantir a saúde da lavoura pode consequentemente levar a um aumento significativo na produção de orgânicos, o que sinaliza a geração de maior renda, além de significar gastos nulos com defensivos sintéticos, os quais são umas das principais fontes de gastos na produção convencional.

Muitos produtores desconhecem este sistema de controle, porém este mesmo sistema vem ganhando a confiança dos agricultores por seus bons resultados no campo, ou seja, este método vem gerando bons resultados na prática.

A Homeopatia Vegetal tem como um princípio base que: A presença ou a ausência de pragas e doenças é uma conseqüência do desequilíbrio ou equilíbrio energético daqueles organismos.

Então assim como no tratamento humano e animal a Homeopatia pode ser usada em vegetais no controle de pragas de grande importância agronômica como pulgões, formigas cortadeiras entre outras pragas,e também poderá ser usada como fonte de controle de  doenças ou seja moléstias ocasionadas por fungos e outros microrganismos.

Para a produção de orgânicos existem diversas alternativas assim como o uso de:

– Óleo de nim
– Preparo á base de Folhas de nim indiano
– Preparo á base de Fumo de corda
– Preparo á base de Urina de vaca e de cabra

Estas alternativas citadas acima funcionam como inseticidas e fungicidas, porém quando a situação na lavoura for mais crítica parte-se para o uso da Homeopatia Vegetal. Na Homeopatia Vegetal existem fórmulas específicas para cada caso, geralmente o remédio é feito à partir dos próprios parasitas. Para que o Produtor saiba qual será a fórmula para a praga causadora de danos, ele deverá seguir os seguintes passos:

– retirar amostras das folhas infectadas
– embrulhá-las em papel pardo umedecido
– depois por estes embrulhos em saco plástico

Á partir deste passo, coloca-se a amostra em um envelope e as envia para um laboratório homeopático que faça o serviço. Este método não tem qualquer referência bibliográfica a não ser uma publicação do século XIX, onde Hellnemann descreve o controle de doenças em ervilhas. A Homeopatia Vegetal já foi aplicada com sucesso na cultura do coco, controlando colchonilhas e saúvas. Na cultura de salsa, houve o controle do fungo da salsa e também o controle da formiga cortadeira. A formiga cortadeira também foi controlada na cultura do morango com o uso da Homeopatia Vegetal.

A Homeopatia Vegetal ao contrário de que muitos pensam é um método que apresenta baixo custo além de ser ecologicamente aceito e correto, portanto atende os critérios de uma produção orgânica.

Bibliografia: Revista Globo Rural, entrevista com Dr. Arenales.

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes como este.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: