Em Piracicaba, o uso da homeopatia na agricultura já chegou a três propriedades rurais. Uma delas é o sítio São José, localizado no distrito de Ártemis, com 155 mil metros quadrados. Lá o proprietário Walter José Stolf Neto produz, há quatro anos, hortaliças e legumes pelo sistema orgânico de cultivo. “Como somos certificados pela OIA (Organização Internacional Agropecuária), somos submetidos periodicamente a auditorias. Contratamos um engenheiro para nos dar consultoria e estamos usando a homeopatia para acabar com uma praga de insetos que atacou as hortas”, explica o produtor.
O engenheiro agrônomo contratado é Fabrício Rossi, especialista que decidiu utilizar preparados homeopáticos para debelar a praga. “O processo é um pouco lento, mas vai muito bem. A OIA, inclusive, recomenda o uso da homeopatia no cultivo de orgânicos”, comenta Stolf. Além da manutenção da qualidade do produto, a vantagem na avaliação do produtor está no baixíssimo custo do tratamento da lavoura.
O sítio São José produz mais de uma tonelada de pepinos e outros legumes e cerca de 2.000 pés de hortaliças por mês. Há 20 anos, a propriedade produzia hortaliças e legumes pelo sistema convencional, passando em seguida para o hidropônico, chegando finalmente ao orgânico.
O professor do Departamento de Genética da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Vicente Savino, também adotou a homeopatia para cuidar de seu rebanho de ovinos, num sítio localizado no bairro Pau Queimado. “Há cerca de quatro anos uso a homeopatia para prevenção e controle de verminoses”, conta, ressaltando os bons resultados que tem obtido na substituição dos chamados anti-helmínticos. “Tinha que fazer o controle do rebanho a cada dois meses, quando usava o sistema convencional”, explica.
Segundo Savino, o preparado homeopático é misturado ao sal mineral que as ovelhas consomem diariamente no cocho. “Pode-se misturar o preparado com ração também”, explica o professor, ressaltando a simplicidade do manejo e a redução dos custos, que ele não soube precisar. “Acredito que a homeopatia tem tudo para dar certo na área agropecuária”, conclui.
Fonte: http://www.jpjornal.com.br/news.php?news_id=27624
Filed under: Agricultura orgânica, Homeopatia | Tagged: agricultura, Homeopatia |
Deixe um comentário