Setor de orgânicos espera crescer 100% ao ano após aprovação de decreto

A aprovação do Decreto 10.831 gera expectativas positivas em relação ao futuro deste mercado no Brasil. A aprovação do decreto que regulamenta a Lei de Orgânicos, em dezembro de 2007, deu novo ânimo ao segmento. Após quatro anos de espera, representantes do setor apostam num cenário favorável para produtores e consumidores nos próximos anos.

Crescimento do mercado

Segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil (Brasil Bio), Ivo Gramkov, hoje o mercado de orgânicos cresce entre 30 e 50% ao ano. A perspectiva, a partir de agora, segundo ele, é crescer consideravelmente: “Se acontecer com o Brasil o que aconteceu na Europa, onde o crescimento foi seis vezes maior após a regulamentação, podemos chegar a 100%. Esse mercado deve dar um salto muito grande”, estima. Para Gramkov, esta previsão se sustenta em três pilares: cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social. Uma vez que os orgânicos estão ligados a uma filosofia de vida saudável, a regulamentação tende a estimular o interesse por estes produtos.

O aspecto ambiental, por sua vez, também influencia a escolha do consumidor:

“A produção de orgânicos tem muito mais a oferecer no combate ao aquecimento global do que a agricultura tradicional”. O método de produção orgânica, que fixa o homem no campo e abre mercado para pequenos agricultores, é outro fator que, somado aos anteriores, motiva o consumo, segundo o vice-presidente da Brasil Bio.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou 19,5 mil toneladas de produtos orgânicos de janeiro a dezembro de 2007, gerando divisas da ordem de US$ 13 milhões.

Atualmente, o mercado internacional absorve 70% da produção brasileira. Considerando as área de extrativismo sustentável, a área de plantio de orgânicos no Brasil chega a 6,5 milhões de hectares, o que coloca o País no segundo lugar do ranking dos maiores produtores mundiais, atrás apenas da Austrália, com 11,3 milhões de ha.

Conheça a íntegra do Decreto Presidencial nº. 6323, assinado no dia 28 de dezembro de 2007, que regulamenta a Lei nº. 10.831 e estabelece o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Fonte: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/BEMPR_INDEX/BEMPR_ARTIGO?_dad=portal&_boletim=26&_filtro=243&_artigo=5774

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s