Plantas aumentam a satisfação no trabalho

Se os empregadores querem melhorar a satisfação dos seus funcinários alguns arbustos aparentemente podem ajudar muito. Os trabalhadores são mais felizes quando seus escritórios apresentam plantas e janelas, um novo estudo descobriu.

Poucas adições verdes podem ter um grande efeito na satisfação. “Nós realmente descobrimos que se você tiver janelas e plantas, ou apenas plantas, em seu escritório você está mais satisfeito com o seu trabalho”, disse Tina Cade, uma das coordenadoras do estudo. “Nós pensamos que seria importante para os escritórios, pois em muitos casos, os empregadores estão procurando maneiras de manter seus trabalhadores mais satisfeitos e fazem muitas coisas caras como uma creche ou academia de ginástica. Talvez, por um investimento menor, eles poderiam colocar algumas plantas em locais estratégicos.”

A equipe pesquisou 450 trabalhadores de escritórios fazendo perguntas sobre a satisfação e o ambiente de trabalho. Eles descobriram que as pessoas que trabalham com plantas e janelas em seus escritórios manifestaram sentir-se melhor, sobre o emprego e sobre o trabalho que desempenhavam, comparado com pessoas em escritórios sem janelas e plantas ao redor.

Quando foram questionados sobre a qualidade geral de vida, 82% dos que tinham janelas e plantas no local de trabalho disseram que se sentiam “contentes” ou “muito felizes”. Apenas 69% daqueles que trabalhavam com plantas, mas sem janelas e 60% dos que tinham janelas, mas não plantas, disseram sentir-se da mesma maneira…

O grupo de pessoas que trabalhavam sem plantas ou janelas era o menos satisfeito, com apenas 58% deles manifestando que estavam “contentes” ou “muito felizes”. Enquanto nenhum dos que trabalhavam com plantas, janelas ou ambos manifestaram sentir-se “infelizes”, 0,8% daqueles que eram privados de ambos manifestaram sentir-se “infelizes”.

“Eu fiquei muito surpresa com o fato de que ter uma planta parecesse ser mais benéfico do que ter uma janela no seu escritório”, disse Tina. “Todo mundo diz ‘eu preciso de uma janela!’, mas em realidade parece que uma planta seria uma alternativa apropriada.”

As pesquisadoras disseram que criaram controles contra a influência do salário, posição, idade e etnia para que estes fatores não pesassem nos resultados. As diferenças encontradas na satisfação com o trabalho e qualidade geral de vida foram estatisticamente significativas, elas disseram.

Foi surpreendente, de certa maneira, descobrir que os homens são mais afetados pela falta de presença de plantas do que as mulheres.

“As pessoas dizem que as mulheres reagem mais a flores e coisas verdes, mas nós vimos a maior diferença nos homens”, disse Tina.

As cientistas esperam que sua pesquisa possa influenciar os empregadores, arquitetos e planejadores urbanos para que lembrem de manter flora ao redor.

“Baseado no que descobrimos isso precisa ser considerado no planejamento”, disse Tina. “Em muitos casos estas coisas são vistas como itens de luxo, mas isto fala sobre a importância de tentar manter os espaços verdes, tanto internos quanto externos.”

O estudo foi liderado por Tina Cade, professora de horticultura da Universidade Estadual do Texas, e Andrea Dravigne do San Marcos Nature Center, ambas instituições nos EUA.

Os pesquisadores detalharam suas descobertas na edição de fevereiro de 2008 da revista científica HortScience.

Fonte: http://hypescience.com

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: