Uma alternativa real, pela primeira vez, colocou energia elétrica gerada pelas marés em uma rede nacional de alimentação.
A turbina de £10 milhões (de R$31,7 milhões), chamada de SeaGen está localizada no Norte da Irlanda e atualmente gera energia suficiente para abastecer 150 casas.
A turbina funciona como um gerador eólico subaquático e possui dois rotores que são propelidos por um dos fluxos de maré mais rápidos do mundo, com velocidade de até 8 nós, em Strangford Lough.
Ela está posicionada a cerca de 400m da costa e funcionará durante 20 horas por dia. Não há como produzir energia durante as mudanças de maré, pois a velocidade cai para apenas dois nós.
Quando estiver totalmente operacional a SeaGen irá gerar 1.2 megawatts de energia, fornecendo o suficiente para abastecer mil residências.
A energia das mares é criada pelo movimento relativo entre a Terra, o Sol e a Lua, que interage com forcas gravitacionais.
Apesar de ser uma forma mais cara de tecnologia para desenvolver, as marés são muito mais previsíveis do que energia solar ou eólica.
É um tipo importante de energia renovável que nunca havia assumido proporções e custos tão altos.
Se você está preocupado que as lâminas da turbina possam ‘liquidificar’ focas, e outros tipos de vida marinha comuns da região, não se preocupe; as lâminas gira a apenas 10 ou 15 revoluções por minuto, é difícil que sejam uma ameaça para os animais marinhos.
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.
Filed under: Energia das marés | Tagged: Energia das marés, SeaGen, turbina |
Deixe um comentário