Cientistas criam pilha feita de papel e sal, 09-10-2009

Cientistas criam pilha feita de papel e salCientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, criaram uma pilha elétrica feita de papel e sal, que chega a ter até um volt de eletricidade. De acordo com os pesquisadores, a intenção final da pesquisa é criar uma bateria simples, com sensores biodegradáveis.

A bateria é fina como um pedaço de papel comum, mas é feita de várias camadas de celulose banhada em um polímero condutivo de 50 nanômetros de espessura, colocadas entre camadas de um papel-filtro. A bateria inteira, que tem poucos milímetros de espessura, é enrolada em plástico.

O protótipo original da bateria gera apenas um volt de energia, mas seus criadores acreditam que, ao colocar mais baterias juntas, elas podem fornecer mais energia. Quando comparada a outras baterias como o lítio, cobalto ou níquel, a nova criação tem uma performance mais fraca, mas a sua energia é carregada mais rapidamente.

Segundo os criadores da nova bateria, ela não apenas produz um lixo biodegradável, mas também ajuda a resolver um problema ambiental. Ela utiliza celulose criada a partir de uma alga marinha que causa muitos problemas ambientais, como entupimentos em ancoradouros. Esta alga produz celulose com uma superfície de contato 100 vezes maior que aquela criada a partir de plantas terrestres.

Os componentes ecológicos usados na produção da bateria devem ser utilizados em tecidos aquecidos ou em sensores remotos que monitoram a temperatura ou umidade. A bateria ainda passará por vários testes antes de começar a ser utilizada em escala comercial.

http://www.parana-online.com.br/canal/tecnologia/news/402349/?noticia=CIENTISTAS+CRIAM+PILHA+FEITA+DE+PAPEL+E+SAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s