Psicólogo monta consultório no formato de pirâmide

27.05.2007 ]
Marcelo Pedroso

Em busca de novos estímulos para as abordagens aos seus pacientes, o psicólogo João Carlos Maciel, 41 anos, fechou a sala que mantinha em um prédio comercial de Taubaté, no interior de São Paulo, e montou um consultório no formato de uma pirâmide no quintal de sua casa.

A pirâmide tem exatos 3,93 m na base por 2,5 m de altura, nas proporções das estruturas egípcias. Uma armação de ferro, recheada por argamassa e tijolos compõem a construção, que também ganhou um toldo, usado nos períodos chuvosos ou de muito sol.

O interior é pintado de branco, com a estrutura de ferro em preto. Não há decoração no local, apenas duas poltronas, que podem ser substituídas por almofadas dependendo do objetivo da terapia.

A porta está orientada para o norte e um cristal de cor vermelha na ponta da pirâmide serve como catalisador de energias, segundo Maciel. O ambiente terapêutico é complementado por uma pequena área com um gramado e a sombra de uma árvore.

O novo consultório ficou pronto em abril e já faz a diferença no atendimento dos pacientes do psicólogo, que já fez até um cartão de apresentação com a pirâmide aos fundos, “para despertar a curiosidade”.

Conceito

“Não vou pelo conceito místico, mas pelo arquétipo da pirâmide, que remete ao inconsciente das pessoas. As pessoas se abrem para o tratamento, os conteúdos psíquicos afloram.”

Segundo o psicólogo, a nova estrutura é adequada tanto para sessões individuais quanto para trabalhos em grupos de até oito pessoas. “Criei um ambiente tranqüilo, sossegado, que favorece a abordagem do cliente.”

Maciel, que tem 15 anos de profissão, trabalha dentro da psicodinâmica em uma linha humanista e utiliza a hipnose e a PNL (Programação Neurolinguística) como ferramentas, disse que alguns resultados já puderam ser observados.

“Estou fazendo uma pesquisa com meus pacientes para ver a diferença. Tenho relatos de pessoas que começaram a sonhar depois que vieram fazer as sessões na pirâmide. Eu atendia em um prédio anteriormente e não tinha esse tipo de relato.”

O psicólogo também citou como exemplo um tratamento de síndrome de pânico, no qual a pirâmide entra como elemento para favorecer a meditação. “Faço um trabalho focal. A pessoa vem com uma queixa e eu trabalho ela. A pirâmide entra como um elemento da terapia. Ela facilita o trabalho de aguçar as percepções.”

http://noticias.terra.com.br

log_pir_47

.

Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes como este.

Anúncios

3 Respostas

  1. Quero adquirir uma piramide, para que eu possa, sentar em baixo para: meditar, estudar, descansar.
    Posso fazer isso em uma paramide de aluminio?
    Tenho 1,59cm,de altura, qual piramide devo comprar, para que quando eu esteja sentada, alcanse a “Camara do Rei”.
    Aguardo resposta para me decidir.
    Grata, Maria Aparecida.

    Resposta:
    Oi Maria

    Para comprar pirâmides você pode acessar a e-loja Piramidal em http://www.eshop.piramidal.org. Mais informações sobre pirâmides você encontra em http://www.piramidal.org.

    Eu recomendo você fazer a sua prática dentro de uma pirâmide grande, para ficar de corpo inteiro dentro da pirâmide. Mas se você preferir apenas ficar debaixo da pirâmide, pode adquirir uma pirâmide pequena, com uns 30cm ou 50cm de altura.

    As pirâmides de cobre são as melhores, mas as de alumínio também apresentam bons resultados.

    Abraço
    Zhannko

  2. Estou a procura de um local em São Paulo – SP, que faça o tramamento com as Piramides.
    Quem souber me envio o endereço e telefone.
    simone_torisco@hotmail.com

  3. Olá tudo bem? me interessei muito pela ideia do JOÃO CARLOS MACIEL também sou psicologo e estou querendo montar uma piramide pra atender dentro…qual não foi a minha surpresa que alguém já tinha montado…gostaria de ter as medidas que o João usou pra montar a piramide. desde já agradeço

    Resposta:
    Já tentamos entrar em contato com ele mas não conseguimos infelizmente. Se conseguir alguma novidade posto no blog.

    Abraço
    Zhannko

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: