Todo mundo fala sobre carros elétricos, mas a solução para a falta de petróleo pode estar em outro lugar. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Ohio, EUA, descobriu uma maneira de gerar e armazenar o hidrogênio de forma eficiente, através da transformação da urina.
Por Roberto Silva
Estudiosos utilizaram como “matéria prima” dos seus experimentos, a urina de 22.000 estudantes da universidade para concluir que um veículo que funciona com urina pode rodar até150 quilômetros, com apenas quatro litros do líquido.
Os pesquisadores estão empenhados em usar a urina em carros e em células de combustível que a transformem em hidrogênio.
A uréia e amônia da urina, são os elementos-chave para se conseguir hidrogênio e acionar o motor que se move com o gás.
Os cientistas aplicaram uma pequena quantidade de energia elétrica para transformar “lixo orgânico” em energia.
Pra Gerardine Botte, autora do estudo, o experimento proporciona uma outra forma de purificar a água de forma eficiente, um método que também pode ter aplicações em granjas, onde sempre há abundância de uréia e amônia.
“Um veículo equipado com uma célula combustível de hidrogênio que é alimentada com urina, pode percorrer150 km, com quatro litros”, disse a pesquisadora.
O ser humano gera cerca de2 a3 litrosde urina diariamente, por isso “pode gerar energia para50 a70 famílias, quando processados por uma célula de combustível”, diz Botte.
Montadoras como BMW, Mercedes Benz, GM, Ford e Toyota têm centenas de engenheiros trabalhando em seus protótipos. Não importa o quão esdrúxula possa ser a alternativa para o petróleo, o que importa é que haja um alternativa viável.
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.
Filed under: Veículos movidos a hidrogênio |
Deixe um comentário