O que somos muda nosso cérebro

Os pesquisadores da University College London pesquisaram o hipocampo dos motoristas de taxi de Londres. Descobriram que eles tinham esta parte do cérebro maiores.

O hipocampo está relacionado com a memória e a navegação espacial.

O que o estudo sugere é que o hipocampo destes taxistas deviam ser normais antes de começarem a estimular esta área com o trabalho cotidiano.

No trabalho eles tem que decorar trajetos, nomes de ruas, rotas alternativas, buscar opções e soluções relacionadas ao trânsito.

Tal como um músculo que se torna mais forte com a musculação, o cérebro também é moldado pelos estímulos que recebe. O que significa dizer que os hipocampos destes taxistas cresceram porque foram estimulados.

A imensa maioria dos estímulos são endógenos, isto é, são produzidos dentro do próprio corpo; dentro da própria mente, principalmente.

O que a pesquisa pode sugerir é que pessoas que cultivam a raiva, por exemplo, se tornam cada vez mais capazes/preparadas para sentir raiva. Ou seja, o que cultivamos molda nosso cérebro e domina o nosso futuro.

Os sentimentos, pensamentos e sensações não são apenas fruto do cérebro, também são “moldes” que administram o cérebro.

Regis Mesquita
http://caminhonobre.com.br
http://nascervariasvezes.blogspot.com/2011/06/o-que-somos-muda-nosso-cerebro-pesquisa.html

Original em inglês: Navigation-related structural change in the hippocampi of taxi drivers.

 

Uma resposta

  1. Acredito que se isto for confirmado, as implicações podem ser ainda bem maiores: por exemplo, este molde de cérebro (e certamente de outras estruturas) a partir do que somos e do que pensamos pode finalmente definir o modo como evoluímos, ou seja, como os seres vivos evoluem e como o Homo sapiens evoluiu ao longo do tempo.
    Neste exemplo pode estar embutido o verdadeiro “start evolutivo” e não somente as mutações ao acaso do neodarwinismo, que pouco ou nada produzem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s