Pensar grande traz autocontrole para atingir objetivos

13.08.2012 ]

Gratificações

Todos temos ideais e objetivos de longo prazo. Para alcançá-los, precisamos de autocontrole e, quase sem exceção, precisamos renunciar a gratificações imediatas em benefício do objetivo futuro.

Isso pode significar deixar de sair com os amigos para ir à faculdade, poupar para comprar algo mais importante no futuro ou escolher uma comida que nos ajude a emagrecer.

Ainda assim, deixar de lado nossos desejos imediatos, mesmo sabendo que vamos colher benefícios futuros, é frequentemente algo muito difícil de fazer.

Interpretação dos eventos

Mas a solução para esse dilema pode ser mais simples do que parece.

Tudo pode estar na forma como você compreende, ou interpreta, os eventos.

Essa compreensão, ou interpretação, é que influencia seu autocontrole.

É o que ensinam Kentaro Fujita e Jessica Carnevale, da Universidade do Estado de Ohio, em um artigo publicado na revista científica Current Directions in Psychological Science.

Interpretação de alto e baixo níveis

Pesquisas das ciências psicológicas sugerem que categorizar as coisas de forma abstrata, criando grandes categorias, permite que nos distanciemos psicologicamente do puxa e empurra do momento imediato.

Esta assim chamada interpretação de alto nível, por sua vez, nos torna mais sensíveis às implicações de longo prazo do nosso comportamento atual, e gera uma maior coerência entre nossos anseios e nosso comportamento.

Por exemplo, alguém que está fazendo dieta, mas realiza escolhas com base na interpretação de baixo nível – levando em conta as diferenças imediatamente aparentes entre as opções – pode se concentrar no sabor e optar por uma barra de chocolate, em vez de uma maçã.

A mesma pessoa, contudo, se escolher com base na interpretação de alto nível, pode ver a escolha em termos mais amplos de uma escolha entre a perda de peso e o comodismo, e optar pela maçã.

Dietas e dívidas

Os pesquisadores fizeram vários experimentos que dão informações claras sobre o papel destes diferentes tipos de interpretação nas decisões que envolvem o autocontrole.

Eles argumentam que o estudo sobre a ligação entre o nível de interpretação e o autocontrole é importante e oportuno, já que alguns dos problemas mais prementes da sociedade – incluindo a obesidade, o vício e o endividamento – estão associados a falhas de autocontrole.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s