Jovem da periferia de SP ganha prêmio por projeto que reaproveita lixo de feiras

04 de Novembro de 2013 ]

Jovem da periferia de SP ganha prêmio por projeto que reaproveita lixo de feiras

Uma consultoria portuguesa especializada em sustentabilidade, a GCI, realizou uma premiação que reconhece as melhores iniciativas no setor. Entre os ganhadores dos prêmios principais está o jovem Ricardo Thaler Beck, da Penha, zona leste da cidade de São Paulo, com o projeto Quero Verde.

O programa chamado de Green Project Awards Brasil destaca projetos inspiradores em cinco categorias. Beck venceu a categoria Iniciativa Jovem. Sua ideia prevê produzir húmus a partir de resíduos de feiras livres, usá-lo na produção de flores e vendê-las nos bairros por meio de assinaturas. As flores são entregues em bicicletas. “Colocar o lixo numa sacolinha e deixar na rua para que ‘alguém’ pegue não é mais o ato mais sustentável que podemos fazer. Precisamos deixar de lado algumas ações mesquinhas que adotamos. É hora de fazer alguma coisa pela sustentabilidade”, afirmou.

Já na categoria Produto ou Serviço, o Banco do Brasil levou a melhor com o projeto da Loja da Sustentabilidade, que comercializa produtos sustentáveis pela internet. O Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) foi o vitorioso na categoria Iniciativa de Mobilização. A instituição promove as Redes de Desenvolvimento Local, com o objetivo de ajudar as cidades a atingirem os Objetivos do Milênio.

Na categoria Gestão Eficiente de Recursos o prêmio principal foi para a Extrair – Óleos Naturais, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), com o projeto que extrai óleo de semente de maracujá a partir de resíduos de indústrias de sucos.

A pesquisadora Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, da Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu o prêmio principal na categoria Pesquisa e Desenvolvimento. Seu projeto prevê as aplicações ambientais de resíduos da mineração de carvão. A pesquisadora, muito emocionada, quase não conseguiu falar para agradecer o prêmio. “Estamos todos muito felizes”, resumiu.

No total, foram reconhecidos 14 projetos de todo o Brasil. O evento foi presidido por Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, no Teatro Vivo.

http://ciclovivo.com.br

log_pir_47

.

Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s