Hemoglobina da beterraba pode substituir sangue humano

10.11.2014 ]

645@70

Hemoglobina vegetal

Pesquisadores da Suécia descobriram que a beterraba produz um tipo de hemoglobina que poderá ser usada de forma medicinal. Eles esperam que esta hemoglobina vegetal possa servir como um substituto do sangue humano – uma substância continuamente em falta para transfusões.

“Anteriormente se presumia que certas plantas produziam esta proteína de ferro apenas sob estresse, como durante as secas ou geadas. No entanto, demonstramos que a hemoglobina é produzida mesmo em um estado normal,” disse Nélida Leiva, bioquímica da Universidade de Lund.

Hemoglobina da beterraba

O processo de extração da hemoglobina a partir da beterraba não é muito mais complicado do que a extração de açúcar, de acordo com Nélida e seu colega Leif Bülow.

O desafio reside na obtenção de volumes suficientes. Mas os dois acreditam que há boas razões para pensar que a beterraba e outras culturas possam se tornar uma alternativa realista para a obtenção da hemoglobina.

“De um hectare, nós poderíamos produzir de uma a duas toneladas de hemoglobina, o que poderia salvar milhares de vidas,” disse Bülow – o corpo humano contém quase 1 kg de hemoglobina.

Hemoglobina do cérebro

Nélida Leiva também descobriu que a hemoglobina da beterraba é quase idêntica à hemoglobina humana, especialmente a forma de hemoglobina que temos em nossos cérebros.

Nos seres humanos existem vários tipos de hemoglobina. A maioria é do tipo encontrado no sangue, mas a hemoglobina também está presente nos testículos e no cérebro, sendo esta a mais parecida com a hemoglobina da beterraba.

Nélida descobriu ainda que a hemoglobina está presente não apenas na raiz da beterraba, mas também em suas folhas e flores.

No próximo ano, a dupla vai começar a testar a hemoglobina extraída da beterraba em experimentos com animais, em parceria com pesquisadores da Universidade College de Londres, que têm renome mundial em transfusões de sangue.

http://www.diariodasaude.com.br

log_pir_47

.

Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes como este.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s