Agricultura do futuro: Fazenda indoor

toshiba-vegetais5

Toshiba cria “horta industrial” para produzir vegetais sem agrotóxicos em antiga fábrica de disquetes

A Toshiba vai empregar toda a sua experiência e sabedoria tecnológica em algo completamente diferente dos televisores e laptops a que estamos acostumados. Em uma antiga fábrica de disquetes, localizada ao sul de Tóquio, no Japão, a empresa construiu uma verdadeira plantação industrial, em que já está produzindo vegetais como alface, rúcula e espinafre.

toshiba-vegetais7

Diferente de uma horta comum, a indústria de vegetais da Toshiba consiste em um ambiente completamente asséptico, em que a pressão e a temperatura são reguladas de forma meticulosa e as plantas crescem com o auxílio de sistemas inteligentes de iluminação e irrigação, sem a necessidade de terra. Com a redução drástica de microorganismos no ambiente e a garantia de que o vegetal vai crescer nas condições perfeitas e com todos os nutrientes, o uso de agrotóxicos é dispensado.

toshiba-vegetais1

O sistema de produção, que usa a tecnologia de ponta para cultivar vegetais do dia a dia, evita ainda que as plantas estejam à mercê de intempéries e pragas, diminuindo radicalmente o índice de desperdício. Distribuídos em racks de até nove andares, estima-se que 8,4 mil vegetais “industriais” possam ser produzidos por dia, o que renderia à empresa uma receita anual de US$ 2,7 milhões. Segundo a Toshiba, a iniciativa condiz com os rumos tomados nos últimos anos, já que a tecnologia voltada para a saúde e o bem-estar tem sido o carro-chefe da empresa.

toshiba-vegetais4

Fazendas indoor não são exclusividade da Toshiba. Diversas empresas de tecnologia já fazem seus testes e apostas para o que pode ser a horta do futuro. Aqui no Hypeness nós já falamos sobre a fábrica de vegetais da GE, localizada também no Japão. Clique aqui para ler mais sobre ela.

toshiba-vegetais8

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: