Dieta gordurosa pode mudar comportamento

alimentacao-gordura

Uma recente descoberta publicada na revista Biological Psychiatry sugere que mesmo aqueles que não são obesos devem evitar alimentos gordurosos para evitar transtornos psiquiátricos induzidos pela dieta.

Dieta rica em gordura produz mudanças na saúde e comportamento, em parte, alterando a comunidade de bactérias no intestino, também conhecido como o microbioma intestinal, segundo a observação dos pesquisadores.

“Esse trabalho sugere que as dietas ricas em gordura prejudicam a saúde do cérebro, em parte, por perturbar a relação simbiótica entre os seres humanos e os micro-organismos que ocupam nosso sistema gastrointestinal”, comentou John Krystal, editor da Biological Psychiatry.

O microbioma humano é composto de trilhões de microrganismos, muitos dos quais residem no trato intestinal.

Os pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana, nos EUA, testaram se um microbioma relacionado com a obesidade altera o comportamento e cognição, mesmo na ausência de obesidade.

Camundongos adultos não-obesos foram convencionalmente alojados e mantidos em uma dieta normal, porém, receberam um transplante da microbiota intestinal de ratos doadores que tinham sido alimentados com uma dieta rica em gordura como uma dieta de controle para o estudo.

Os ratinhos receptores foram então avaliados por mudanças no comportamento e cognição. Os animais que receberam a microbiota baseada em uma dieta rica em gordura mostraram múltiplas rupturas de comportamento, incluindo aumento da ansiedade, memória prejudicada e comportamentos repetitivos.

Além disso, eles apresentaram muitos efeitos negativos no corpo, incluindo o aumento da permeabilidade intestinal e sinais de inflamação. Sinais de inflamação no cérebro também foram evidentes e podem ter contribuído para as mudanças de comportamento, segundo o relato dos pesquisadores.

Estes resultados fornecem evidências de que as alterações induzidas pela dieta para a microbiota intestinal são suficientes para alterar a função cerebral, mesmo na ausência de obesidade.

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: