Carboidratos apodrecem seu cérebro. São assassinos cerebrais silenciosos, afirma neurologista

carboidratos

Os hidratos de carbono estão apodrecendo nossos cérebros e contribuindo para o Alzheimer, afirma um neurologista americano.

David Perlmutter, da Flórida, acredita que até mesmo os “bons” carboidratos, como grãos, estão afetando severamente nossos cérebros.

A nossa dieta moderna está aumentando não só os riscos de demência, mas contribuindo para a depressão, epilepsia e dores de cabeça.

Segundo ele, em vez de mastigarmos trigo, carboidratos e açúcar (o que ele chama de assassinos silenciosos do cérebro), deveríamos retroceder a dieta dos nossos antepassados e comer mais carne e gordura.

Ele relatou suas conclusões na revista Forbes ao lançar seu livro (Grain Brain – The Surprising Truth about Wheat, Carbs and Sugar – Your Brain’s Silent Killers) que se tornou um best-seller rapidamente. “Devemos ingerir 75% de gordura em nossa dieta, manter a taxa de proteínas em 20% e ingerir apenas 5% de carboidratos”, afirmou.

Ele ainda comentou que os genes humanos têm evoluído ao longo de milhares de anos para lidar com um alto teor de gordura e, apesar disso, nós comemos o oposto: “Essa ideia de teor de gordura tem sido martelada em nossas cabeças e barrigas. É completamente fora de base e profundamente responsável pela maior parte dos nossos males modernos”.

Acrescentou ainda que: “As pessoas têm distúrbios do cérebro e, em seguida, me pergunto qual seria a bala mágica para curar isso. Elas querem tratar os sintomas, não o problema subjacente. Na verdade, a dieta e o estilo de vida desempenham um papel enorme no destino da saúde de uma pessoa”.

Sua investigação pessoal demonstrou que uma dieta rica em hidratos de carbono pode aumentar o risco de demência. Um estudo, publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, mostrou que as pessoas idosas que comeram muito carboidrato ao longo da vida tiveram 3 vezes mais chances de desenvolver transtornos cognitivos leves – o que está diretamente associado com o risco de demência.

As pessoas que comeram maiores quantidades de gorduras “boas”, encontradas em nozes e óleos saudáveis, tiveram 42% menos probabilidade de problemas cognitivos. O autor, o professor Rosebud Roberts, do departamento de epidemiologia da Clínica Mayo, disse: “A alta ingestão de carboidratos pode ser ruim para você. Isso porque os carboidratos afetam o seu metabolismo, especialmente a glicose e a insulina”.

Ele acrescentou ainda que níveis elevados de glicose afetam os vasos sanguíneos do cérebro e estimulam o desenvolvimento de placas amilóides beta, proteínas tóxicas e destrói a saúde do cérebro. Tais características são encontradas em pessoas com Alzheimer. Acredita-se que as placas amilóides são as principais causadoras da doença.

No entanto, outros médicos rebatem o Dr. Perlmutter e afirmam que uma dieta riquíssima em gordura tem também seus próprios riscos, como doenças no coração.

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: