Dormir ajuda a recuperar memórias esquecidas

Saiba-a-Importância-de-Dormir-Bem

Dormir não só protege as memórias do esquecimento, mas também as torna mais fáceis de serem acessadas no futuro.

Os resultados dos experimentos que demonstram essa ligação sugerem que, após um bom sono, somos mais propensos a lembrar de fatos que não conseguíamos nos lembrar antes de ir dormir.

Palavras inventadas

Em duas situações experimentais, nas quais voluntários se esqueciam de informações ao longo de um período de 12 horas de vigília, uma noite de sono foi suficiente para promover o acesso aos traços de memória que tinham inicialmente sido fracos demais para serem recuperados mais tarde, antes de dormir.

O experimento acompanhou a lembrança de palavras novas – palavras inventadas – aprendidas ou antes de uma noite de sono, ou de um período equivalente de vigília. Os voluntários tentaram se lembrar das palavras imediatamente após tê-las visto, e depois novamente após o período de sono ou de vigília.

A principal diferença foi entre as palavras que os participantes conseguiram se lembrar tanto no teste imediato quanto no reteste depois de 12 horas, e aquelas das quais eles não se lembravam no teste, mas conseguiram se lembrar no reteste.

Recuperar mais do que reter

Em comparação com a vigília diurna, o sono ajudou a resgatar mais memórias não lembradas no primeiro teste do que evitar o esquecimento das palavras já lembradas no teste – dito de outra forma, foi mais fácil recuperar palavras esquecidas inicialmente do que reter aquelas inicialmente lembradas.

“O sono praticamente dobra nossas chances de lembrar de um material previamente esquecido. O impulso pós-sono na acessibilidade da memória pode indicar que algumas memórias são aguçadas durante a noite. Isso dá suporte à noção de que, durante o sono, nós ensaiamos ativamente informações marcadas como importantes,” interpreta o professor Nicolas Dumay, da Universidade de Exeter (Reino Unido).

http://www.diariodasaude.com.br

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: