Soneca diminui frustração e impulsividade e melhora o rendimento profissional

infografico-soneca

Quem nunca sentiu sono ao chegar no trabalho, logo de manhã? Ou depois do almoço, hora em que bate aquela vontade de tirar uma soneca? Pois saiba que é algo natural. Nós, como mamíferos, temos um relógio biológico que baixa o nível de temperatura corporal e, consequentemente, a atividade do organismo no começo da tarde — um processo semelhante ao qual ocorre à noite, antes de dormir.

Agora a ciência está descobrindo que tirar uma soneca pode ser uma estratégia eficaz para neutralizar o comportamento impulsivo e aumentar a tolerância à frustração.

É cada vez mais comum para as pessoas, principalmente adultos, não conseguir dormir uma noite inteira. Isto pode afetar negativamente a atenção e a memória de uma pessoa, sem contar a fadiga. Em muitos países, é comum a prática da sesta, um momento de descanso após o almoço.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) examinaram como um breve cochilo afeta o controle emocional dos adultos. Os 40 participantes, com idades entre 18 e 50 anos, mantiveram um horário de sono consistente por três noites, antes do teste.

Eles fizeram tarefas em computador e responderam a perguntas sobre sonolência, humor e impulsividade, sendo a seguir designados aleatoriamente para um período de descanso de 60 minutos ou de não-soneca, assistindo a um vídeo sobre natureza.

4m0czf00st0ilay2bhilil7ra

Produtividade

Aqueles que cochilaram gastaram mais tempo tentando resolver uma tarefa do que os que não descansaram. Estes, por sua vez, demonstraram-se menos dispostos a suportar frustração para completar a segunda bateria de exercícios. Além disso, quem cochilou relatou se sentir menos impulsivo.

Combinado a pesquisas anteriores, que demonstraram os efeitos negativos da privação de sono, os resultados indicam que permanecer acordado por um longo período de tempo impede as pessoas de controlar as respostas emocionais negativas.

“Nossos resultados sugerem que dormir a sesta pode ser uma intervenção benéfica para os indivíduos que são obrigados a se manterem acordados por longos períodos de tempo, o que aumenta a capacidade de perseverar diante de uma tarefa difícil ou frustrante,” disse Jennifer Goldschmied, principal autora do trabalho.

Tirar uma soneca também pode ser uma estratégia rentável e fácil para aumentar a segurança no trabalho, disseram os pesquisadores. Empregadores que adicionam um local para soneca no trabalho ou um intervalo mais longo podem ter funcionários mais produtivos.

Pensando no desempenho de seus funcionários, algumas empresas começaram a lucrar com a adoção de um cochilo durante o expediente. Quem iniciou a moda, ainda nos anos 1990, foram as empresas norte-americanas, e agora, nos últimos cinco anos, as brasileiras estão acompanhando a tendência. Isso porque um cochilo de cerca de 25 minutos pode aumentar a capacidade de atenção em aproximadamente 50%.

De olho nessa melhora de rendimento, essas empresas separam um período de 15 a 30 minutos sem horário marcado. Segundo a Fundação Nacional do Sono de Washington, a cada ano os EUA perdem 80 bilhões de dólares com trabalhadores que dormem no ponto ou cometem enganos, às vezes fatais. Esse número pode cair muito com um cochilo.

Um cochilo pode ajudá-lo a sentir-se mais atento e a aumentar o nível de criatividade. Além de turbinar a sua produtividade, tirar uma soneca pode diminuir o estresse, melhorar o humor e renovar todas as forças vitais. Um cochilo no meio do dia pode fazer uma enorme diferença para restaurar o corpo e a mente quando o cansaço bater, afinal, as empresas não o adotariam à toa, não é mesmo?

soneca-1

Quanto tempo cochilar para tivar os maiores benefícios para o cérebro

O jornal The Wall Street fez algumas recomendações para entendermos melhor porque uma simples soneca com a duração certa pode trazer muitas vantagens. Porém, é importante destacar que a duração ideal e seus efeitos podem variar um pouco entre algumas pessoas, mas muitos estudos afirmam que dormir alguns minutos durante o dia faz bem para todos. Vale lembrar também que isso não deve prejudicar o sono noturno e caso haja distúrbios, um médico deve ser consultado.

Então você deve estar se perguntando qual a duração da “soneca perfeita” e a resposta dependerá dos benefícios que se quer alcançar. Vamos conferir:

10 – 2o Minutos: Essa poderosa soneca é ideial para impulsionar o estado de alerta e a energia. Essa duração geralmente te limita a alcançar somente o estágio mais leve do sono NREM (Non-rapid eye movement, ou em português, Movimento dos olhos não-rápido). Assim, fica bem mais fácil sair da cama.

30 – 40 Minutos: Alguns estudos mostram que um cochilo de meia hora pode causar a sensação de inércia e preguiça, que pode durar até 30 minutos do acordar, antes que os benefícios comecem a aparecer.

60 Minutos: Essa é a melhor duração para relembrar fatos, rostos e nomes, pois melhora a memória de curto prazo. Porém, ainda se sente um pouco de torpor ao acordar.

90 Minutos: Este é, em média, o tempo necessário para completar o ciclo do sono, que vai do estágio mais leve ao mais profundo, incluindo o REM (Rapid Eye Moviment) – momento associado ao estágio dos sonhos. Isso aprimora a criatividade, a memória emocional e processual. Uma soneca com essa duração geralmente não causa as sensações de inércia ou torpor, e assim, levantar da cama é uma tarefa fácil.

fontes:
http://www.diariodasaude.com.br
http://www.abicol.org
https://interessantescuriosidades.wordpress.com

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s