Música acalma bebê por mais tempo do que falar com ele

musica-para-bebes

Bebês permanecem calmos o dobro do tempo quando ouvem música – sobretudo uma música desconhecida – do que quando ouvem uma voz tentando acalmá-los.

“Muitos estudos têm analisado a forma como cantar e falar afetam a atenção dos bebês, mas nós queríamos saber como eles afetam o autocontrole emocional de um bebê,” justifica a professora Isabelle Peretz, da Universidade de Montreal (Canadá).

O experimentou envolveu trinta crianças saudáveis com idades entre seis e nove meses.

Música turca

Os pesquisadores tomaram uma série de medidas para assegurar que a reação das crianças à música não seria influenciada por outros fatores, como a presença da mãe ou o conhecimento prévio da música.

“O artista cantava músicas turcas, não ocidentais. Este é um ponto importante porque estudos mostraram que as canções que cantamos para as crianças têm uma gama específica de tons e ritmos,” explicou Mariève Corbeil, responsável pelos experimentos. “Todos os pais sabem que não é muito comum cantar Rihanna para seu bebê!”

Em segundo lugar, os bebês não foram expostos a quaisquer outros estímulos. “Embora seus pais estivessem na sala, eles sentaram-se atrás dos bebês, de forma que suas expressões faciais não poderiam influenciar a criança,” acrescentou Corbeil.

Bebês calminhos

Depois de ouvir a música turca, os bebês permaneceram calmos por uma média de nove minutos, contra pouco mais de 4,5 minutos com o consolo por voz.

Os pesquisadores então tiraram a prova colocando músicas em francês, o idioma nativo dos bebês e seus pais: a música francesa acalmou-os por uma média de seis minutos.

http://www.diariodasaude.com.br

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: