Embora as doenças e o nosso corpo tenham uma relação complexa e a intervenção da medicina é necessária em alguns casos, por outro lado alguns “truques”, com respaldo científico, são capazes de aliviar dores e pequenos incômodos.
Isso é, definitivamente, hackear o próprio corpo: intervir nos seus códigos internos para colocá-lo a nosso favor. Abaixo, segue uma lista de possíveis hacks:
Acupressão:
Método simples para aliviar dores com as próprias mãos. Por exemplo: para náuseas, pressionar com o polegar a parte inferior do pulso e com o dedo indicador e o médio a parte superior; para a ressaca, pressionar com o polegar na palma da mão abaixo do polegar e com o dedo indicador pressionar o ponto logo acima.
Para entender o que as pessoas falam com ruído e interferências:
Utilizar a orelha direita, já que esta é melhor para detectar padrões na fala; a esquerda é melhor para as notas musicais. (Pesquisa da Escola de Medicina da UCLA).
Ao receber uma injeção:
Tossir enquanto inserem a agulha. O ato de tossir inibe a condução da dor pela coluna vertebral. (Pesquisa publicada pelo British Medical Journal).
Para a sinusite leve:
Colocar a língua no centro do palato e pressionar com um dos dedos no meio das sobrancelhas produz um efeito descongestionante no osso vômer e nos seios paranasais. (Pesquisa da Universidade Estadual de Michigan).
Para o refluxo:
Deitar-se do lado esquerdo ao dormir, já que, assim, o estômago fica mais acima do esôfago e reduz, dessa forma, a acidez estomacal.
Para aliviar o “brain freeze” (ou cefaleia do sorvete):
Pressionar a parte superior do palato com a língua. O frio faz com que o cérebro compense a sensação, superaquecendo todo o corpo, de modo que isso diminuirá o efeito paradoxal.
Fontes: Pijama Surf e Ecoosfera
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Filed under: Terapias não agressivas |
Deixe um comentário