Bacias de plástico e impressoras quebradas produzem eletricidade no Vietnã

Famílias vietnamitas que vivem em favelas ao longo do Rio Vermelho, em Hanói, estão usando bacias de plástico e impressoras velhas para ajudar a iluminar casas, cozinhar refeições e cortar custos de eletricidade em até um terço.

As bacias plásticas formam as pás para os cataventos e os motores de impressoras viram geradores elétricos que carregam as baterias de motocicletas velhas com energia suficiente para acender lâmpadas Led com um brilho equivalente a uma lâmpada de 45 Watt.

Embora a saída gerada seja pequena, faz uma diferença significativa para as famílias, porque eles viviam muito longe de uma estação de energia ou tinham de racionar a energia por causa da despesa, a um custo médio de US $ 9 por mês.

“É o suficiente para iluminar a casa da minha família e outras famílias por aqui”, disse Bui Van Ha, que ganha cerca de US $ 4,50 por dia, em média, com a venda de peças cerâmicas, para alimentar sua família de quatro pessoas.

“Mesmo que seja para apenas algumas horas depois de escurecer, ele nos ajudou a economizar em nossa despesa mensal e trazer lucro para a minha família.”

A inovação de energia limpa na aldeia flutuante, a cerca de 5 km do distrito empresarial central de Hanoi, é a ideia de Le Vu Cuong, um professor de uma universidade de Hanoi.

Seu gerador movido a vento faz uso de materiais que são baratos e fáceis de substituir e trabalha com uma velocidade do vento de apenas 0,4 metros por segundo.

“Queremos apoiar a comunidade de baixa renda”, disse Cuong Reuters. “Agora eles podem usar mais eletricidade, sem quaisquer custos adicionais, com energia proveniente de fontes renováveis.”

O Vietnã produz apenas 140 MW de energia solar e eólica a cada ano, mas as autoridades do país dizem que eles tem a capacidade de produzir 500 vezes mais.

Cuong espera aumentar a produção de energia, e está à procura de doadores para ajudar a aliviar os custos de eletricidade de outras famílias de baixa renda.

http://www.reuters.com

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: