Conheça as 12 principais flores que auxiliam muito a sua horta

conhecam-as-12-principais-flores-que-auxiliam-muito-a-sua-horta

compartilhar

GERÂNIOS: Nas janelas ajudam a repelir moscas e mosquitos e na horta devem ser plantados como compania para hortaliças entre os canteiros, pois ajudam a repelir algumas pragas, principalmente os vermes de repolho, cicadelídeos e ácaros da aranha vermelha que atacam tomates e pimentas, ou plantar cercando a horta como um tipo de barreira.

CALÊNDULA (Calendula officinalis): Essa flor é linda, medicinal, comestível (faz-se receitas deliciosas de bolos, biscoitos, pães, arroz, etc.) e o mais importante, ela ajuda a repelir pragas na horta como afídeos e insetos sugadores e também ajuda a combater os nematóides do solo.

CAMOMILA: Ela é medicinal, atrai as moscas das flores que devoram os afídeos (pulgões). É repelente de ácaros e alguns insetos. Plantada como companheira da couve realça o seu sabor e favore seu desenvolvimento.

Ajuda as plantas fracas a se restabelecerem. Chá de camomila é eficiente para muitas doenças das plantas, principalmente se as plantas forem jovens (deixe-a de molho em água por 2 dias, misturar água e pulverizar sobre as plantas). Com ela vc prepara uma receita para tratar ataque de fungos

Receita Indicação: doenças fúngicas
Modo de Preparo e Uso: Misturar 50 g de flores de camomila e 1 litro de água. Deixar de molho durante 3 dias, agitando a mesma 4 vezes ao dia. Após coar, aplicar a mistura 3 vezes a cada 5 dias.
E, junto com a cavalinha ela faz uma receita fortificante que ajuta a controlar doenças das folhas do tomateiro:
FUNÇÃO: como fortificante, ajudar a controlar doenças nas folhas do tomateiro.
INGREDIENTES: cavalinha (seca) – 300 g Camomila – 100 g
Água – 11 litros
1º) colocar de molho em 1 litro de água, por 2 dias, as flores de camomila.
2º) ferver a cavalinha nos 10 litros de água, durante 20 minutos. Deixar amornar, com a vasilha tampada.
3º) colocar no chá de cavalinha água de camomila, que deve ter sido preparada 2 dias antes.
Para cada 20 litros de água, usar 1 litro de preparo e pulverizar as plantas.

TAGETES: É repelente de pragas e plantadas na horta, suas raízes (depois dos 3 primeiros meses) repelem os nematóides do solo. ajuda na prevenção da broca no tomateiro e faz receitas de defensivos naturais

MIRABILIS: Mais conhecida como primavera, ela é usada para fazer uma importante solução preventiva de viroses em tomates e pimentões, que deve ser aplicado nas mudas.

GIRASSOL: Repele alguns insetos, atrai polinizadores e as vezes serve como atrativo para algumas pragas que preferem ele do que as hortaliças.

CAPUCHINHA: A capuchinha tem folhas, flores e sementes comestíveis, atrai polinizadores e inimigos naturais das pragas e serve de barreira atraindo para si borboletas que iriam devorar as couves.

FLOR DE MEL: A flor de mel faz o controle biológico da sua horta atraindo os sirfídeos (mosca das flores) que são grandes predadores dos pulgões. Os sirfídeos são ainda melhores do que as joaninhas na hora de encontrar e devorar os pulgões. As flores de mel são deliciosamente perfumadas e ainda atraem polinizadores como as abelhas.

GERGELIM: Serve como barreira e defensivo contra formigas cortadeiras, que são atraídas para elas e ao serem introduzidas no formigueiro, acabam destruindo o fungo do qual as formigas se alimentam.

CATINGA DE MULATA: A planta ajuda a repelir pragas e insetos da horta.

CRISÂNTEMOS: É um repelente natural de insetos como mosquitos, percevejos, pulgas e carrapatos.

ONZE HORAS: A variedade portulaca umbraticola é comestível, medicinal, altamente nutritiva, rica em ômega 3 e por ajudar a reter a umidade no solo é indicada como cobertura para o solo. Pode ser plantada por exemplo ao redor do milho.

DICA:

Na hora de plantar couve, previna-se e plante ao redor essas ervas que além de companheiras são repelentes da lagarta da couve: alecrim, hortelã e sálvia. Aumente a diversidade sempre 😉
e de quebra, se ainda assim elas surgirem, já deixo aqui uma receitinha para controle natural:

CHÁ DE SÁLVIA (Salvia officinalis):
Derramar 1 litro de água fervente sobre duas colheres de folhas secas, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Agitar, filtrar e pulverizar imediatamente. Controla lagarta da couve.

compartilhar

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: