Pesquisadores anunciam lançamento de fosfoetanolamina como suplemento alimentar

fosfoetanolamina-suplemento1

compartilhar

Produto deve ser fabricado nos Estados Unidos. Pesquisadores, que romperam com químico Gilberto Chierice, afirmam que produto já obteve registro nos EUA.

A Fosfoetanolamina – composto sem registro na Anvisa que era distribuído irregularmente pelo químico Gilberto Chierice no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) como tratamento de câncer – será lançada como suplemento alimentar, segundo pesquisadores. O biólogo Marcos Vinícius de Almeida e o médico Renato Meneguelo faziam parte do grupo de Chierice, mas romperam com o químico.

Segundo a dupla, o suplemento será produzido por uma empresa na Flórida, nos Estados Unidos, em parceria com o laboratório uruguaio Federico Diaz, dono da Quality Medical Line. Em vídeos e textos publicados em redes sociais, os pesquisadores afirmam que o suplemento já foi registrado nos Estados Unidos e estará disponível para venda a partir do dia 16 de março. Brasileiros interessados, segundo eles, terão de fazer a compra diretamente nos Estados Unidos ou receber o produto pelo correio.

Questionado em sua página do Facebook sobre o preço do suplemento, Almeida afirmou a uma internauta que cada cápsula custaria por volta de R$ 3,80. A cápsula será sintetizada por um novo método, diferente daquele desenvolvido por Chierice, mas que resultaria em um produto igual, segundo o biólogo.

Na página da Quality Medical Line, a fosfoetanolamina é apresentada como um suplemento que “fortalece seu sistema imunológico e inibe disfunções celulares e metabólicas”. A suposta propriedade anti-câncer não é diretamente mencionada, mas a descrição do produto afirma que o suplemento “ativa a eliminação das células defeituosas de forma controlada”.

Rompimento do grupo

Em vídeo publicado no Facebook, Meneguelo afirma que ele e Almeida não fazem parte do grupo de pesquisa inicial sobre fosfoetanolamina desde dezembro de 2015 por “divergências de opinião”. Ele não concordou que os testes clínicos para verificar se o composto é eficaz contra o câncer fossem feitos em um único centro. A fosfoetanolamina está sendo testada em pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

“Enquanto todo mundo espera, eu e o Marcos estávamos andando atrás. Fomos para Egito, Espanha, Portugal, Uruguai e estados unidos. Os Estados Unidos estão de parabéns, porque lá conseguimos apoio necessário para poder fazer não o medicamento, mas o suplemento”, afirma o médico. “Nunca falei para vocês que estava em busca de remédio que curasse câncer, mas de um composto que melhorasse pelo menos 20% da qualidade de vida de quem era terminal. Porque a dor de um canceroso é insuportável”, completa.

Já Almeida afirma que estava insatisfeito porque “uma série de acordos não iam para frente pela postura arrogante de alguns do grupo”.

Histórico

O lançamento da fosfoetanolamina como suplemento já tinha sido sugerido pelo então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Celso Pansera, em março do ano passado. Em abril, uma lei sancionada pela então presidente Dilma Rousseff autorizava a produção e venda da pílula, mas foi suspensa por decisão do STF de maio.

O químico Gilberto Orivaldo Chierice, professor aposentado do IQSC, começou a estudar a substância na década de 1980 e passou a trabalhar com a hipótese de que ela teria uma ação anticancerígena. Ele desenvolveu, então, um método próprio para sintetizar a substância em laboratório.

O processo para se testar a segurança e as possíveis propriedades terapêuticas de um componente é longo e envolve várias etapas de pesquisa, que não foram cumpridas no caso da fosfoetanolamina sintética.

fonte: G1

compartilhar

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: