Mulher desenvolve bateria recarregável que dura 400 anos

piramidal.net | lojapiramidal.com

compartilhar

A doutoranda da Universidade da Califórnia, Mya Ke Thay criou uma coisa bastante útil enquanto “brincava” no laboratório: uma bateria recarregável que dura até 400 anos.

Já pensou que avanço? Laptops e smartphones não precisariam ser carregados durante todo o seu tempo de vida, além, é claro, do fim da poluição causada pelas baterias de íon e lítio em aterros.

Os nanofios já estavam sendo estudados para uso potencial em baterias, mas os cientistas descobriram que ao longo do tempo os fios se quebrariam por serem bastante frágeis, quebrando o ciclo de carga. O ciclo de carga acontece quando a bateria passa de completamente cheia para completamente vazia, e depois volta para cheia novamente.

Por puro capricho, a tailandesa Mya revestiu um conjunto de nanofios de ouro em dióxido de manganês e em uma espécie de gel eletrônico, e então começou a observar os ciclos. Para a surpresa de Mya e Reginald Penner, chefe do departamento de química da universidade, a bateria permaneceu interrupta durante 30 mil ciclos, e isso continuou por um mês.

A bateria média de um laptop dura de 300 a 500 ciclos de carga. A nanobateria, desenvolvida faz 200 mil ciclos em três meses. Em tempo médio isso significa 400 anos de vida útil.

Agora que temos o avanço, resta saber quando as grandes companhias vão assumir e produzir o que realmente é bom para os consumidores e para o planeta.

fonte: https://www.ideafixa.com

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s