Felicidade gera saúde
O bem-estar subjetivo – fatores como a satisfação, o desfrutar a vida, enfim, a felicidade – podem afetar diretamente a saúde física.
A conclusão é de uma revisão sistemática feita nos estudos científicos publicados até agora sobre o assunto. Na revisão, uma equipe multidisciplinar “equaliza” os estudos, não apenas checando sua qualidade e a significância dos resultados, mas também colocando-os sobre uma mesma base.
A conclusão é que o bem-estar subjetivo exerce seus efeitos na saúde física não apenas através dos mais óbvios comportamentos de saúde – quem é mais feliz se cuida mais -, mas também através dos sistemas imunológico e cardiovascular.
De acordo com a equipe responsável pela análise, embora os cientistas deverão continuar debatendo os mecanismos moleculares de como a felicidade afeta a saúde, não há mais dúvidas de que isso acontece de fato.
“Nós agora temos que levar muito a sério a descoberta de que as pessoas felizes são mais saudáveis e vivem mais, e que uma infelicidade crônica pode ser uma verdadeira ameaça para a saúde,” disse o professor Ed Diener, que fez a revisão sistemática em conjunto com uma equipe das universidades da Virgínia, Utah e da Califórnia em San Diego.
Do psicológico ao físico
A expectativa é que, desvendando os mecanismos de como a felicidade afeta nossas células e órgãos, seja possível atuar nas pessoas não tão felizes.
Igualmente importante, esses resultados podem levar as pessoas capazes de assumir a responsabilidade pela própria saúde a se dedicarem a tarefas simples e mais constantes, como desenvolver hábitos mentais felizes e emoções positivas.
“Os resultados dos estudos mostram que nossos níveis de felicidade versus estresse e depressão podem influenciar nossa saúde cardiovascular, a força do nosso sistema imunológico para combater doenças e nossa capacidade de curar ferimentos,” ressaltou o professor Diener.
Os resultados foram publicados na revista Applied Pshychology: Health and Well-Being.
http://www.diariodasaude.com.br
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Filed under: Outras terapias |
Deixe um comentário