
A ayahuasca, uma mistura do arbusto Psychotria Viridis (que aparece na foto) com as hastes do cipó de ayahuasca propriamente dito (Banisteriopsis caapi) – é usado por tribos indígenas e grupos religiosos na região amazônica.
Santo remédio
O Santo Daime, ou ayahuasca, melhora o senso geral de bem-estar das pessoas e pode oferecer um tratamento eficaz para o alcoolismo e a depressão.
As pesquisas vêm sugerindo há algum tempo que drogas psicodélicas, como LSD e cogumelos mágicos, podem ajudar os alcoólatras a enfrentar seu vício. A ayahuasca, uma mistura frequentemente usada em rituais religiosos na região amazônica, contém a substância alucinógena dimetiltriptamina (DMT).
Usando dados de uma pesquisa envolvendo mais de 96 mil usuários pesados de álcool em todo o mundo, uma equipe da USP (Universidade de São Paulo) e das universidades de Exeter e College de Londres (Reino Unido) constataram que usuários de ayahuasca apresentam menor índice de problemas com o uso de álcool do que as pessoas que tomaram LSD ou cogumelos mágicos com a mesma finalidade.
Os usuários de Santo Daime também relataram maior bem-estar geral nos últimos 12 meses do que os outros participantes da pesquisa.
“Estes resultados dão apoio à noção de que a ayahuasca pode ser uma ferramenta importante e poderosa no tratamento da depressão e de transtornos do uso do álcool,” disse o professor Will Lawn. “Pesquisas recentes têm demonstrado o potencial da ayahuasca como medicamento psiquiátrico, e nosso estudo fornece evidências adicionais de que ela pode ser um tratamento seguro e promissor.”
Os resultados, contudo, são preliminares: “Ensaios clínicos randomizados devem ser realizados para examinar completamente a capacidade da ayahuasca para ajudar a tratar transtornos de humor e dependência,” ressalvou o pesquisador.
Os resultados foram publicados na revista Nature Scientific Reports.
http://www.diariodasaude.com.br
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Filed under: Outras terapias |
Deixe um comentário