Diferentes técnicas de meditação têm diferentes efeitos no cérebro

piramidal.net | lojapiramidal.com

compartilhar

Mente-corpo-cérebro

Uma variedade de programas baseados em meditação tem sido desenvolvida nos últimos anos para reduzir o estresse e os sintomas médicos, inclusive do câncer, e para promover o bem-estar em geral, reforçando a saúde e o sistema imunológico.

Uma questão que se coloca quando se vê tantos estudos é até que ponto esses programas e técnicas de meditação são semelhantes ou diferentes.

Para tentar responder a essa questão, uma equipe liderada por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) fez uma colaboração com dois dos principais institutos norte-americanos que trabalham com programas mente-corpo para redução do estresse.

O projeto, que resultou na documentação dos diferentes efeitos que as diversas práticas mente-corpo têm no cérebro, acaba de ser publicado na revista médica Psychosomatic Medicine.

Atenção e aceitação

As diversas técnicas de redução do estresse baseadas em meditação podem ser agrupadas em duas vertentes principais. Uma delas é baseada na resposta de relaxamento, que se concentra em provocar um estado fisiológico de repouso profundo – o oposto da resposta ao estresse de “lutar ou fugir”.

A outra é a técnica de redução do estresse baseada na atenção, que enfatiza uma atitude particular, sem julgamento, denominada “mente alerta”, como chave para a redução do estresse.

Embora ambas as intervenções sejam baseadas na meditação, as filosofias científicas e as tradições meditativas que embasam cada uma delas são diferentes, e essas diferenças são refletidas nas instruções e nos exercícios ensinados aos pacientes.

Para entender melhor as semelhanças e diferenças entre os programas, a equipe mediu a atividade cerebral durante uma técnica de meditação comum aos dois programas – uma “varredura do corpo”, na qual a atenção é movida sequencialmente por todo o corpo para desenvolver consciência corporal. Enquanto o programa de relaxamento instrui os participantes a relaxar deliberadamente cada área do corpo à medida que se tornam conscientes dela, o programa de atenção plena apenas enfatiza o estar consciente de cada parte do corpo e a aceitação sem qualquer tentativa de mudar nada.

Controle e percepção

Os resultados mostraram que a força da interação neural entre as regiões cerebrais associadas à percepção do momento presente e à atenção corporal aumentou durante os dois tipos de meditação. Mas cada atitude também mostrou padrões únicos de atividade cerebral, de acordo com as diferentes orientações teóricas de cada programa.

A varredura do corpo pela técnica de relaxamento fortaleceu o acoplamento entre as regiões neurais comumente associadas ao controle deliberado, incluindo o giro frontal inferior e as áreas motoras suplementares. Por outro lado, a varredura consciente do corpo fortaleceu o acoplamento entre as regiões neurais associadas à percepção e à consciência sensorial, incluindo a ínsula e o cingulado anterior pré-lingual.

“Estes resultados indicam que os programas estão funcionando por meio de diferentes mecanismos neurais,” resumiu o professor Gunes Sevinc. “O programa de resposta ao relaxamento está funcionando mais através de mecanismos de controle deliberados, enquanto o programa de atenção plena está funcionando mais através de mecanismos de percepção sensorial. É mais ou menos análogo ao treinamento físico com pesos versus exercício aeróbico – ambos são benéficos, mas cada um tem seu mecanismo e contribuição únicos.”

http://www.diariodasaude.com.br

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s